sábado, 18 de dezembro de 2010

A Identidade Cultural na pós-modernidade do povo Estanciano


A identidade em questão: as identidades, que por muito tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até então visto como sujeito unificado.As identidades surgem de nossos "pertencimento" a cultura, étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo , nacionais. O conceito de identidade é demasiadamente complexo, muito pouco reconhecido e compreendido na ciência social contemporânea.
Um tipo de mudança estrutural está transformando as sociedades modernas no final do século xx. Isso está fragmentando as paisagens culturais de classe, gênero , sexualidade, etnia, raça e nacionalidade que no passado, nos tinham fornecido sólidas localizações como indivíduos sociais. Estas transformações estão também mudando nossas identidades pessoais, abalando que temos de nós mesmos como sujeitos integrados. Esta perda de um "sentido de si” estável é chamada de deslocamento ou descentralização do sujeito, esse deslocamento ou descentralização dos indivíduos tanto de seu lugar no mundo social e cultural quanto de si mesmo- constitui uma "crise de identidade" para o indivíduo. 


De acordo com a nossa pesquisa, observamos que apesar da globalização, o povo estanciano ainda preserva os seus costumes mantendo o valor histórico, social e econômico bem como reconhecendo o artefato pictórico junino, que é, inclusive, o carro-chefe da propaganda midiática dos Festejos Juninos Sergipanos dentro e fora do Estado, numa prova inconteste do seu valor, como Patrimônio Cultural e Imaterial de Estância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário