sábado, 18 de dezembro de 2010

Entrevista com o professor e diretor da Casa da Cultura, João Luiz Lima Santos.

1º) O nome do entrevistado?
"João Luiz, 31 anos, professor, diretor da Casa da Cultura de Estância, sempre morou em Estância."

2º)O que você sabe sobre Estância ?
 "Estância hoje é a representação nacional dos festejos juninos, uma cidade bonita, limpa, muito bem organizada, acolhedora.Além de tudo isso, aqui ocorrem alguns eventos públicos, toda sexta-feira à noite  tem algum evento,hoje dia 29 outubro de 2010,iremos ter o privilégio de assistir na praça Capitão Salomão, conhecida também como Praça da Catedral,uma banda ótima,Arraiá  do Cebinho ( infelizmente já falecido). Existe aqui também a Leitura de Cordel,é de grande importância para nossa cidade,pois conta a vida da localidade,temos:
A Prª Salete Nascimento, poetisa e cordelista, nascida em 26 de março de 1948 no município de Nossa Senhora das Dores, transferiu-se para Estância onde,veio a constituir família, tendo como obra : A Peleja de Zeca Aleijado e Duca do Urubu, Os inspirados por Deus,  O Mosquito que ataca o Homem E Mata Sorrindo.                                                                                          
Antônio Batista, um dos melhores cordelista, conhecido como Antônio do porto, valorizando o cordel com toda força do seu ser."

3º)Quando deu início as festividades juninas de Estância?
"Segundo alguns historiadores o nome Estância, era nome de gado, era uma grande fazenda, quando tudo iniciou, em um povoado Santa Luzia, tendo como 1ª atividade econômica o gado."

4º)Qual a origem do barco de fogo?
"Originou-se mais ou menos há 30 anos  atrás, Chico Surdo era um pescador que tinha o sonho de ser marinheiro. Foi ele que inventou de amarrar um buscapé num quadro de São Pedro e pendurar num varal de roupa.
Quando ateou fogo, viu que o negócio tinha dado certo. Daí passou a fazer os barquinhos, com 1m de comprimento e deu o nome de barco de fogo. Chico Surdo e até hoje conhecido nacionalmente."

5º)Sabemos que Estância,é uma das cidades de renome,no âmbito dos  festejos juninos.Diante dessa realidade,qual o seu ponto de vista em participar desse tipo de festividade?
"É de grande importância, esse tipo de festividade, porque Estância representa de forma nacional os festejos juninos, além do forró eletrônico, existe o foco nas quadrilhas, o barco de fogo, o buscapé, que são as atrações, onde acontecem os espetáculos pirotécnicos no Forródromo João Alves Filho, localizado no bairro São Jorge e a  procissão onde engloba o sagrado e o profano,com o apoio do prefeito Ivan Leite. Estância faz seu diferencial com: A procissão, com a benção do pároco, iniciando com a queima da fogueira lembrando o Santo São João, na igreja Nossa Senhora de Guadalupe, As batucadas, que lembram o samba de coco, porem com uma pisada diferente, O seu buscapé, desde o corte do bambu ate sua preparação total, O barco de fogo lembra Chico Surdo.
Ø
Obs:A igreja leva esse nome não é por mera semelhança,e sim porque seu fundador era de origem castelhana (México),chamado Pedro Homem da Costa,é o mesmo nome da padroeira da sua cidade ,portanto a padroeira de Estância ,ocorreu em  06 de setembro de 1621."

6º)Aqui em Estância existe museu ?
"Não, porém existe a Casa da Cultura de Estância, onde tem algumas fotos que ajudam a contar a história sobre a cidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário